domingo, 6 de dezembro de 2015

Grana, fama e você

Outro dia, fuçando pelo youtube, mergulhei no rock nacional dos anos 1980s...

Os 80 são frequentemente associados a uma profunda recessão econômica mas, por outro lado, também nos lembram do punk rock "made in Bazil" da melhor qualidade! 

De fato, não há motivação melhor para reviver os 80 senão através da música.

Os 80 não receberam um título romântico como outras décadas o tiveram. Ao contrário, receberam a alcunha de "década perdida" e de completa estagnação econômica... 

Mas, ainda assim, lembro que vivíamos um novo Brasil... 

Sim, é verdade que os 80 foram tempos de hiper inflação, mas também de liberdade para reclamar. Finalmente podíamos falar, sem sermos presos, o que nossos pais não podiam ter dito na década anterior. A década perdida deu munição, então, para a ascensão de tudo que não era "bussines as usual", como do rock de protesto e de propostas políticas que antes só podiam ser discutidas na clandestinidade.

Um dos paradoxos dos 80 é que o engajamento e o desejo de lutar contra as agruras governamentais parece que se tornou, apenas, uma "esperança passiva", ou desesperança ativa. Se antes o sonho dos jovens era construir um mundo melhor, durante os 80 passou a ser, tão somente, arrumar um emprego.

Bandas de rock nacionais nos deixavam atônitos, boquiabertos, especialmente com suas letras que traduziam precisamente nossos anseios. Hoje, revivendo os 80s, me sinto um velho rabugento: aquelas letras eram absolutamente superficiais, pobres, sem poesia... Mas a minha revisitação também me trouxe uma nova classificação sobre as bandas da época. Hoje coloco a banda Plebe Rude entre as principais, e ainda atuais, bandas de punk rock primogênitas da década perdida. Os caras eram (são) realmente bons! As letras tinham certa profundidade, não eram compostas apenas do óbvio como era a maior parte das letras oitentistas. 

Deixo, portanto, a música "Minha Renda", para dividir com vocês as alegrias e as angústias da década perdida... A alegria vem por ter feito parte dessa década sensacional, a tristeza vem por ver que absolutamente nada mudou no cenário político brasileiro. Escutem: Https:// www.youtube.com / watch ? v = ia582x0E17Y


Nenhum comentário:

Postar um comentário