sábado, 26 de julho de 2014

Laluf ou Malula?

Kassab foi considerado o segundo pior prefeito de São Paulo (enquete realizada no final de seu mandato, em 2012). O pior foi o Pitta, mas Pitta está morto, o que faz de Kassab o pior ex prefeito vivo de São Paulo. Pitta teve Maluf como padrinho, e Kassab fora Secretário do Planejamento de Pitta - aliás, de Maluf, por tabela.

Kassab depois foi vice de Serra, assumindo como prefeito após Serra sair candidato para o Governo do Estado. Serra ganhou, Kassab se reelegeu prefeito, depois. Até então, o inexpressivo Kassab já contava com dois padrinhos de peso: Maluf e Serra. De quem mais gostaria de ser afilhado? Ah sim, ainda faltava...

No início de 2011, o apadrinhado Kassab reunia-se de portas fechadas com Dilma em Brasília, e tal reunião nem ao menos constava das agendas oficiais da prefeitura ou da presidência da república - o que se desenhava ali?

Rapidamente, mesmo envolto em denúncias de assinaturas falsas junto aos cartórios eleitorais, o partido do Kassab foi lançado e, no ano seguinte, já ganhava secretarias com status de ministério especialmente criadas por Dilma como moeda de troca... Troca? Sim! É que numa única cartada, o pior ex prefeito vivo - muito vivo - de São Paulo, reconfigurou a base governista em favor do PT.

Eis que, do fundo das trevas, ressuscita um que nunca morreu, o Maluf.

A foto, de causar náuseas mesmo no mais entusiasta dos petistas, mostrava Maluf e Lula, juntos, pedindo voto para o menino Haddad. Lula havia sido ferrenho opositor de Pitta - lembra do Pitta? - e muito mais opositor do próprio Maluf. Aliás, Lula agora tem tantos aliados inusitados que, na verdade, tornou-se opositor de si mesmo - um paradoxo temporal dos filmes de ficção científica.

Bom, mas o menino Haddad se elegeu, assumindo a prefeitura de São Paulo em 2013. O ensaboado - não o Lula, o Kassab - deixou uma prefeitura quebrada para menino se virar. O menino não pôde reclamar, e teve que aguentar a bomba do movimento passe livre que estourou em suas mãos, já que o antecessor havia postergado o aumento da tarifa desde 2012.

O ensaboado Kassab é pré-candidato ao senado por SP, para as eleições de 2014. Pelo novo apadrinhamento, Kassab tem maior chance de tirar votos do tucano Serra, do que do petista Suplicy, outros dois pré-candidatos ao senado.

Foram grandes cartadas que, sabemos, não ocorreram da noite para o dia.

Me pergunto, quem mais ganhou com tudo isso ? Difícil dizer em se tratando de velhas raposas e seus "prepostos". Mas dá para dizer que cada um saiu com seu quinhão: Kassab, com prestígio político amplificado muitas vezes; Lula, com o enfraquecimento do tucanado paulista; e Maluf, aos 82 anos de idade e fortunas desconhecidas, acusado dentro e fora do Brasil por "N" maracutaias, com a garantia de que não verá o "sol nascer quadrado". Grande Malulada ou Lalufada!! Afunda, Brasil !

3 comentários: